Instituição pública do RS se destaca em premiação mundial por modelo de gestão democrática aplicado na escola
Na manhã desta quarta-feira (19/10) foram anunciados os vencedores do World’s Best School Prizes. A premiação da Inglaterra é considerada uma das mais importantes no mundo da educação (uma espécie de Oscar do setor) e busca identificar, reconhecer e celebrar práticas inovadoras e que tenham impacto na vida de estudantes e da comunidade. A Escola Municipal de Ensino Básico Professora Adolfina Diefenthäler, de Novo Hamburgo, estava concorrendo na categoria Colaboração da Comunidade juntamente com a PCMC English Medium School, da Índia, e a Dunoon Grammar School, da Escócia. A instituição escocesa ficou com o título e receberá o prêmio de 50 mil dólares (cerca de R$ 250 mil).
A escola gaúcha se destacou na premiação pelo modelo de gestão comunitária, chamado de “Gestão Democrática”. Através da iniciativa, o colégio promove assembleias mensais com a participação de educadores, alunos, familiares e responsáveis para decisões de rotina da instituição. Nesses encontros, são debatidas as principais demandas escolares. Os participantes têm a oportunidade de se manifestar sobre mudanças que acreditam ser necessárias e de votar nos temas que consideram mais importantes. Anualmente, a escola realiza uma conferência que envolve todos na instituição para analisar as principais e mais importantes demandas. Qualquer estudante tem o direito de opinar e sugerir propostas, o que gera um sentimento de corresponsabilização. Nesse processo, o diretor deixa de lado uma postura autoritária, e focada somente nas questões administrativas, para ser um líder participativo.
“Muitas soluções que pensamos, ao apresentar para o coletivo, muitas vezes não se concretizam, ou porque as pessoas não entenderam a proposta, ou porque não querem fazer. Assim, gastamos muita energia tentando convencer as pessoas de fazer o que queremos. Quando um diretor compreende que a força está no coletivo vai dividir esse poder. Fazemos isso através das nossas assembleias e comissões de trabalho”, explica a coordenadora pedagógica, Joice Lamb.
Na área pedagógica, a escola trabalha com o projeto “#aprenderecompartilhar”, que tem em sua base três premissas: participação democrática, conhecimento compartilhado e interação entre os pares. “Entendemos que o aprender só faz sentido quando é compartilhado porque, ao compartilhar, aprendemos de novo, significamos a aprendizagem. O conhecimento, as habilidades, não são só para nosso desenvolvimento individual, eles crescem no coletivo”, defende Joice.
Para ela, estar entre os finalistas na premiação já foi uma grande conquista e, o mais importante que fica dessa experiência, é mostrar para o mundo a importância da gestão democrática na escola. “O reconhecimento deu bastante visibilidade para nossa ideia. Conseguimos mostrar a democracia real que existe na nossa escola e que funciona”, destaca.
A escola Professora Adolfina Diefenthäler, está localizada no bairro São José, em Novo Hamburgo, e conta com 750 alunos de quatro a 15 anos e 40 professores.