Sobre o Pacto pela Educação

O Pacto pela Educação é um movimento colaborativo formado por representantes da sociedade que compartilham o propósito de transformar o Rio Grande do Sul por meio da educação, desenvolvendo uma nova visão de ensino para uma nova sociedade.

Conscientes da emergência educacional que vivemos, o grupo propõe um Pacto pela Educação, com o objetivo de construir um futuro melhor para o estado. A valorização social da educação é um dos pilares do Pacto, assim como a cocriação de um projeto de Estado que possa tornar o Rio Grande do Sul um ambiente educacional de referência no cenário mundial.

Para isso, a proposta é uma educação inovadora que valorize a diversidade, a equidade e a inclusão, comprometida com a aprendizagem dos estudantes e gerida com base em evidências.

Além disso, o Pacto busca a valorização e formação continuada dos profissionais da educação, a avaliação constante do impacto do ensino na aprendizagem, a reorganização da governança da área de educação e a apresentação de infraestrutura que viabilize a criação de novos ambientes de aprendizagem.

Para o Pacto pela Educação, a educação é a base para o desenvolvimento social, cultural, ambiental e econômico do Rio Grande do Sul, e a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva depende de uma educação integral e de qualidade, capaz de preparar os estudantes para a cidadania e para o mundo do trabalho.