Perspectivas sobre a Escola em Tempo Integral: Um Pacto pela Educação de Qualidade

Evento do Pacto pela Educação reúne líderes e especialistas para fortalecer a Educação Integral no estado

A busca por uma educação de qualidade e que promova o desenvolvimento pleno dos estudantes é uma preocupação constante de gestores públicos, especialistas em educação, empresários e, é claro, da sociedade como um todo. Nesse contexto, o Pacto pela Educação promoveu um evento de grande relevância no dia 24 de outubro, com o intuito de discutir e fortalecer a política de Educação em Tempo Integral no estado.

O encontro, intitulado “Perspectivas sobre a Escola em Tempo Integral,” contou com a ilustre presença da Coordenadora Geral de Educação Integral e Tempo Integral do Ministério da Educação, Raquel Franzim. Além dela, estiveram presentes representantes do poder público, empresários engajados na área da educação e especialistas em políticas educacionais.

O objetivo central do evento foi mobilizar lideranças para fortalecer a política de Educação em Tempo Integral no estado, garantindo sua expansão e implementação com qualidade. Durante as palestras e debates, ficou evidente que o desafio é fazer com que a agenda da educação em tempo integral não seja vista como um projeto de curto prazo. Como destacou Raquel Franzim em sua fala, “os resultados não vão aparecer no dia seguinte, mas é necessário acompanhar a implementação dessa política pública para que ela dê certo.”

Uma das palestrantes do evento, Marina Andrade, representando o Instituto Sonho Grande, trouxe números que evidenciam o impacto positivo da Educação em Tempo Integral, especialmente no Ensino Médio. Com base em estudos robustos conduzidos em estados como Ceará, Pernambuco, São Paulo e Santa Catarina, foram apresentados indicadores de resultados impressionantes. No Ensino Médio Integral, os estudantes alcançam até 1,5 ano adicional de aprendizagem em Língua Portuguesa e até 3 anos adicionais de aprendizagem em Matemática.

Raquel Teixeira, Secretária de Educação do RS, também contribuiu para o evento ao ressaltar a importância da Educação em Tempo Integral, afirmando: “Nós temos que entender que esses jovens precisam ficar em tempo integral. A escola é de oito horas. Além da formação geral básica, os itinerários formativos são desenvolvidos em torno do projeto de vida do aluno. Com inúmeras oportunidades de iniciação científica, de protagonismo juvenil e de incentivo ao empreendedorismo. É um modelo de ensino que já ocorre em outros países há algumas décadas e tenho certeza de que este investimento na escola pública é o movimento certo que gerará resultados positivos no desempenho dos estudantes.”

Esses resultados demonstram que a Educação em Tempo Integral é uma estratégia eficaz para promover um ensino de qualidade e preparar os estudantes para os desafios do futuro. Além disso, reforçam a importância de um comprometimento de longo prazo com essa agenda educacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *