Pacto pela Educação presente na apresentação do novo Marco Legal da Educação do RS

O Pacto pela Educação, movimento colaborativo que reúne representantes da sociedade civil, governo, universidades e empresas, esteve presente na apresentação do novo Marco Legal da Educação do RS, realizada na última quarta-feira (18), no Teatro Dante Barone, em Porto Alegre.

O evento contou com a participação do presidente da Assembleia Legislativa do RS, deputado Vilmar Zanchin, do governador Eduardo Leite, do ex-ministro da Educação Rossieli Soares, do ex-secretário de Educação do Espírito Santo e coordenador do Movimento Profissão Docente, Haroldo Rocha, da CEO do Instituto Singularidades, Claudia Costin, da CEO da Plataforma de Leitura Elefante Letrado e integrante do Pacto pela Educação, Mônica Timm de Carvalho, da secretária estadual de Educação, Raquel Teixeira, e da gerente de Políticas Educacionais do Instituto Natura, Maria Slemenson, e de representantes de entidades da sociedade civil.

O Marco Legal da Educação é um documento que propõe soluções para os desafios educacionais, abrangendo desde a educação infantil até o ensino médio, a formação profissional e a valorização dos professores. O objetivo é transformar essas propostas em políticas públicas efetivas no Rio Grande do Sul.

A CEO da Plataforma de Leitura Elefante Letrado e integrante do Pacto pela Educação, Mônica Timm, participou do painel “Os desafios do RS e do Brasil na jornada de transformação da educação pública”. Em sua fala, ela defendeu que a aprendizagem das crianças esteja no centro das discussões, e alertou para o “apagão” de professores no RS, tendo em vista a baixa atratividade da carreira.

Mônica Timm destaca importância da aprendizagem das crianças

Em sua fala, Mônica Timm destacou a importância de colocar a aprendizagem das crianças no centro das discussões sobre educação. Ela ressaltou que a qualidade da educação não depende apenas da tecnologia, mas da relação entre professor e aluno, bem como do engajamento da comunidade.

“A escola dos sonhos é engajada, mas não é a tecnologia que vai definir se a escola é boa, a relação do professor é que faz a diferença”

Pacto pela Educação parabeniza Assembleia Legislativa do RS

O Pacto pela Educação parabeniza a Assembleia Legislativa do RS pela iniciativa de construir um Marco Legal da Educação que promova a transformação da educação pública no estado. O movimento está comprometido em contribuir para a implementação das propostas apresentadas no documento.

Documento prevê mudanças importantes na educação gaúcha

O Marco Legal da Educação prevê mudanças importantes na educação gaúcha, como:

  • Municipalização dos anos iniciais do Ensino Fundamental
  • Programa Estadual de Educação Profissional e Técnica, com a criação de Escolas de Referência Regional
  • Criação de metas para a adoção do turno integral no Ensino Médio gaúcho
  • Implementação de uma política de fortalecimento da carreira docente
  • Regime de urgência para deliberação do projeto Alfabetiza Tchê
  • Esforço do governo do Estado e prefeituras para universalizar a cobertura do Programa Infância Melhor

A participação do Pacto pela Educação na apresentação do novo Marco Legal da Educação é um importante passo para a construção de uma educação pública de qualidade no Rio Grande do Sul. O movimento, que conta com mais de 2000 assinaturas em seu manifesto, tem como objetivo promover a melhoria da educação no estado, por meio da articulação de esforços entre os diversos setores da sociedade. A participação do Pacto na apresentação do Marco Legal é um reconhecimento do importante papel que o movimento desempenha na construção de uma educação pública de qualidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *