2º Congresso Popular de Educação para a Cidadania em Porto Alegre: Transformando a Educação pela Colaboração

Nos dias 22, 23 24 de setembro, Porto Alegre testemunhou um evento que se tornará um marco na revolução educacional da cidade! O 2º Congresso Popular de Educação para a Cidadania (2º CPEC) reuniu mais de 500 participantes, representando mais de 50 bairros distintos, abrangendo todas as regiões da nossa querida cidade. Essa incrível diversidade de vozes e perspectivas é o que deu um toque especial a esse encontro.

Organizado em colaboração pelos coletivos Porto Alegre Inquieta e POntA Cidadania, o 2º CPEC ofereceu um espaço significativo para discutirmos questões cruciais para o futuro de Porto Alegre. Tópicos como meio ambiente, trabalho, cultura e sociedade foram o foco principal das instigantes rodas de conversa realizadas durante todo o evento.

O coração do congresso foi, sem dúvida, as rodas de conversa, onde a mágica da colaboração floresceu. Figuras públicas, líderes comunitários, estudantes e todos os presentes tiveram a oportunidade de compartilhar suas visões e ideias de forma igualitária e horizontal. Foi uma verdadeira sinergia de vozes, onde cada contribuição recebeu o devido destaque.

Os frutos desse diálogo profundo são altamente promissores. Grupos de participantes identificaram ações concretas para impulsionar Porto Alegre rumo a uma sociedade mais equitativa e democrática. Essas propostas serão encaminhadas às esferas de poder e compartilhadas com as comunidades, tornando-se uma poderosa ferramenta de mudança.

Confira as ações propostas pelas rodas de conversa do 2º CPEC para a transformação da Capital:

  • Dar continuidade e multiplicar cada vez mais as rodas de conversa como instrumento para a ampliação da cidadania, capazes de apontar de modo horizontal caminhos para a construção de uma sociedade inclusiva e igualitária.
  • Tomar a educação como a principal ferramenta de transformação social, com políticas de longo prazo que estejam acima de governos ou partidarismos.
  • Tomar a escola como espaço de construção de cidadania, com renovação das práticas pedagógicas, incentivo à participação dos estudantes e estímulo da livre expressão por meio da arte e da cultura.
  • Posicionar a escola como palco de integração para toda a família, contribuindo para que pais também se atualizem diante de novas demandas do campo do trabalho e auxiliem os filhos na construção do conhecimento, inclusive promovendo atividades nos finais de semana, abertas às comunidades.
  • Promover a valorização da Educação Popular e de Educadores Sociais.
  • Dar maior visibilidade aos editais de produção e difusão cultural, com mecanismos justos de remuneração, avaliação isenta e ferramentas para continuidade e progressão de carreira de artistas emergentes.
  • Ampliar as oportunidades acessíveis em todos os territórios para o aprendizado de música, dança e outras expressões artísticas, bem como de esportes e artes marciais.
  • Criar e manter espaços para apresentações artísticas acessíveis para novos artistas e empreendedores nas comunidades.
  • Viabilizar as batalhas de rima e slams nas periferias. Ter um local coberto e com estrutura sonora para esse tipo de evento.
  • Promover a consciência de que fazemos parte do meio ambiente, construindo e divulgando políticas claras de reciclagem e de preservação em todos os territórios da cidade.
  • Promover a criação e a manutenção de parques e praças em territórios distantes do centro da Capital, possibilitando um ambiente mais sustentável e qualidade de vida para a população.
  • Promover a igualdade de oportunidades na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva, seja nos espaços públicos, em espaços culturais e também no mercado de trabalho.
  • Oportunizar a participação de pessoas com deficiência na convivência em nossa sociedade, seja em espaços públicos, em atividades culturais e no mercado de trabalho.
  • Promover o acolhimento da diversidade das pessoas LGBTS, especialmente as travestis, homens trans, mulheres trans e pessoas não binárias.
  • Oferecer Educação em ambientes de aprendizagem que preparem as pessoas para a realidade do mundo digital e em constante transformação.

Além disso, o 2º Congresso Popular de Educação para a Cidadania foi enriquecido pela participação de talentosos artistas vindos das comunidades periféricas, ressaltando ainda mais o papel crucial da cultura como uma ferramenta transformadora.

Gostaríamos de parabenizar os parceiros que tornaram tudo isso possível: a Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil, ecosys.vc, Tecnopuc, Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Prefeitura de Porto Alegre e Porto Alegre Cidade Educadora. Sem o comprometimento deles, não teríamos alcançado o sucesso desse evento inspirador.

O 2º Congresso Popular de Educação para a Cidadania deixou uma clara mensagem: quando nos unimos em busca de um objetivo comum, somos capazes de provocar transformações profundas. A educação é a chave para o futuro, e a colaboração é o caminho que nos levará a moldá-lo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *