Iniciativa mostra como as empresas podem contribuir para a qualificação do ensino público
A Marcopolo, empresa multinacional fabricante de carrocerias de ônibus, com sede em Caxias do Sul, é uma das financiadoras da Fundação Marcopolo, mantenedora do Projeto Escolas. Ao longo de 19 anos, a iniciativa beneficiou 11 escolas diretamente, atingindo mais de 25 mil estudantes da Educação Infantil ao Ensino Fundamental, possibilitando ações pedagógicas, culturais, esportivas, apoio à comunidade, formação docente e melhorias arquitetônicas.
Neste ano, a Fundação Marcopolo investiu R$ 800 mil em diferentes escolas municipais e, em especial, nas duas contempladas pelo Projeto: Presidente Tancredo de Almeida Neves e Senador Teotônio Vilela. A Escola Tancredo Neves teve sua cozinha totalmente revitalizada, com móveis e utensílios, equipamentos esportivos, portões e três novos ambientes: sala mágica, área de convivência e espaço de leitura, em parceria com a FSG, o Mutirão de Arquitetura Social e o Conselho de Arquitetura e Urbanismo. Cada escola recebeu 200 cadeiras, livros e foi beneficiada com atividades culturais e passeios didáticos.
Conforme a responsável pelo Projeto Escolas, Deisi Noro, “o objetivo é sempre ir além de ações pontuais, com a oferta de atividades sociopedagógicas”. Ela conta que, através do programa Sequências Pedagógicas, mais de 2,6 mil estudantes, de 16 escolas ainda estão participando de ações que trabalham a identificação dos sentimentos. “O objetivo é promover atividades pedagógicas que falem sobre as emoções e possibilitem o aprimoramento das relações interpessoais, por meio do autoconhecimento e do autocuidado”, explica Deisi.
Os estudantes têm a oportunidade de frequentar a Escola Marcopolo de Criatividade para participar de oficinas de teatro, cinema, stop motion, culinária, artesanato, ecoescultura, matemática, língua portuguesa, personagens autômatos e personagens animados. Os alunos participam também da Escolinha de Futebol, na Sede da Fundação Marcopolo, para aprimorar a convivência através do trabalho em equipe e o respeito a regras, além dos aspectos táticos e técnicos desenvolvidos pelo esporte.
Outra ação recente do Projeto foi a publicação do livro ‘Diversidade Sexual e de Gênero’, disponível na Fundação Marcopolo. A obra trata de forma didática os conceitos, a relevância e os caminhos para a compreensão de que a diversidade é uma mola propulsora para a inovação e a criatividade no mundo corporativo.
Ao completar 20 anos, em 2023, o Projeto Escolas apresenta novidades na sua estrutura, aumentando de duas para cinco escolas municipais apoiadas. Passará de 1.423 para 2.429 estudantes diretamente beneficiados, visando ampliar o número de famílias de colaboradores da Marcopolo. Também pretende contemplar o território das comunidades onde estão localizadas as escolas, com um investimento de 1,5 milhão de reais.