Alunos da Escola Coelho Neto desenvolvem pesquisas e apresentam em feira aberta à comunidade
Os alunos da Escola Coelho Neto, de Porto Alegre, localizada no bairro Bom Jesus, são estimulados a gostar da ciência de uma forma prática e criativa. A instituição realiza o Projeto Multifeira, que ocorre de forma interdisciplinar, envolvendo todos os estudantes do Ensino Fundamental II. Após um trabalho de visitação ao Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS, em Porto Alegre, para instigar a curiosidade pela pesquisa científica, os estudantes constroem suas próprias pesquisas e realizam uma mostra na própria escola, aberta a toda a comunidade escolar. Na última edição, foram 32 trabalhos apresentados e 250 visitantes.
A vice-diretora da escola, Josiâni Porciúncula conta que para a visitação ao Museu da PUCRS é feito um trabalho prévio, em que os professores criam um roteiro de pesquisa para os alunos explorarem durante a visita. Após essa primeira etapa, as turmas têm cerca de um mês para se prepararem e organizarem o material para a mostra. “O trabalho deve conter uma apresentação escrita e uma prática para melhor visualização da teoria aplicada. Dessa forma nos estandes encontramos materiais demonstrativos, práticos e interativos”, explica Josiâni.
Entre os trabalhos apresentados estão provas sensoriais, reprodução de componentes ativos provocando impulso elétrico, impulso condutor, misturas reagentes, misturas homogêneas e não homogêneas, maquetes, divulgação de campanha de combate ao câncer de mama, entre outros temas.
Os alunos são avaliados por uma banca, formada pelos próprios professores da escola. “O resultado é sempre surpreendente. Percebemos os estudantes com domínio do assunto, envolvidos na execução de seus projetos e participativos em todas as fases de desenvolvimento”, relata a vice-diretora. Ela conta que a feira ocorreu até 2019, durante o período da pandemia foi suspensa e, em 2022, foi reestruturada: os alunos foram desafiados a apresentarem suas pesquisas de forma oral e visual. “Essa mudança foi fundamental para a qualidade do trabalho. Os estudantes foram avaliados em diversas habilidades, destacando o protagonismo de seus conhecimentos e sua manifestação escrita e oral durante a apresentação” pontua.
Josiâni salienta que a receita do sucesso do projeto é o engajamento dos professores, que sempre vão além do que é solicitado. “Os educadores se envolvem desde a criação escrita do projeto até os detalhes de decoração do saguão. O corpo docente foi peça chave para o brilho dos alunos”, complementa.
Para 2023, a meta é aprimorar os trabalhos com a busca de patrocinadores para o evento. “A ideia é ampliar a divulgação e ter recursos para manter rotatividade de apresentações práticas”, destaca Josiâni.
Parabéns pelo empenho e incentivo dos professores e direção da escola aos nossos jovens, que são poucos que tem interesse em algo!! Pois quando se deparam com profissionais que amam seu trabalho, eles conseguem conquistar o jovem e faze-los gostarem da escola e de estudar, como era na minha época de estudante. Parabéns a todos os envolvidos !!!
Parabéns!!
Que mais Escolas se espelhem no projeto!
Que trabalho maravilhoso!O incentivo a pesquisa,a investigação,a busca por novos conhecimentos é fundamental para o desenvolvimento de cada estudante!Parabéns a todos os envolvidos!
Parabéns ao envolvidos!
Certamente fazem a diferença na vida desses alunos.
Lindo trabalho! Parabéns pelo empenho de todos que estão fazendo a diferença na vida destes jovens estudantes.
Que seu exemplo sirva de inspiração para outras escolas. Eis aí a prova de quando todos pegam juntos, “dá certo!”
Trabalho maravilhoso dos alunos e professores.
Parabéns Escola. Os meses de preparação nos levaram ao sucesso!
Parabéns pelo projeto
Parabéns aos professores e a gestão da escola Coelho Neto pelo lindo trabalho que estão desenvolvendo com seus alunos. Sigam firmes nessa caminhada!
Parabenizo os professores e a gestão da escola pelo lindo trabalho que estão desenvolvendo com seus alunos. Sigam firmes pois esse é o caminho!
Trabalho maravilhoso! O sucesso sempre acontece, quando o olhar do professor está para além do ensinar e invade o desejo de educar para além dos muros da escola.
maravilhosa iniciativa, os alunos se apropriam pela busca do conhecimento e assim desenvolvem entre outras coisas a auto estima, se encontrando com suas habilidades e competencias de forma genuina.