Cidade quer ser uma das principais referências nacionais em qualidade na educação
O município de Encantado candidata-se a ser um laboratório de práticas educadoras inovadoras junto ao Pacto pela Educação. A proposta foi apresentada aos membros do movimento na última sexta-feira, 02/12, em reunião nas salas de aula do smart Campus Atitus, do Instituto Caldeira, em Porto Alegre. Estiveram presentes a Integrante do Grupo Estratégico do Pacto pela Educação, Mônica Timm, e os conselheiros Márcia Terres, Eduardo Capellari e Richard Lucht. Pela prefeitura de Encantado, participaram a Secretária Municipal de Educação e Cultura, Stefanie Casagrande, a coordenadora da Educação Gabriela Tebaldi da Costa, a Coordenadora do Ensino Fundamental, Arilene Telöcken, e o consultor Rafael Korman.
O objetivo da prefeitura de Encantado é ser uma das principais referências nacionais em qualidade na educação. Com o apoio da Govtech Wise Innovation, em menos de um ano a prefeitura integralizou 50% da sua rede pública municipal de ensino com atividades pedagógicas inovadoras e implantou dois laboratórios makers de última geração. Também formou todos os professores do ensino fundamental para o desenvolvimento de práticas pedagógicas orientadas por evidências, promoveu as primeiras contratações inovadoras através do Marco Legal das startups e iniciou a transformação digital completa dos serviços educacionais.
Para Mônica Timm, a iniciativa do município de Encantado precisa ser festejada. “O Pacto pela Educação recebe a primeira cidade-laboratório com grande alegria e muitas expectativas. Trata-se de uma visão inovadora na gestão pública, porque extrapola os discursos fáceis e oportunistas. Dessa vez, percebe-se um efetivo compromisso com a priorização da educação no território de uma cidade, com expectativas e processos muito bem mapeados”, ressaltou. Ela vê como positivo o fato de o município integrar todos os atores, públicos e privados, pessoas físicas e jurídicas, para garantir a melhor aprendizagem de crianças e jovens. “Isso não significa uma indiferenciação de papéis e funções, tampouco um voluntarismo. Exige planejamento, método, constância de propósitos, clareza nos objetivos e muito empenho político na coordenação de tantas ações concomitantes e complementares”, reforçou.
Durante a reunião, foram definidas as ações prioritárias da educação para 2023 em Encantado. Todos os projetos já realizados no município em 2022, que contaram com a articulação da Wise, serão anexados à Carta de Adesão para o Pacto pela Educação. Entre previsões para o próximo ano, estão a implementação de um centro de inovação focado em gerar talentos e formar professores, além do diagnóstico para a transformação arquitetônica de todas as escolas.
A Secretária de Encantado Stefanie Casagrande salientou que a educação é, de fato, a prioridade no município. “Essa será a nossa plataforma para o desenvolvimento sustentável. A adesão ao Pacto pela Educação vai consolidar todas as ações que já estão sendo realizadas e potencializar ainda mais a integração de agentes capazes de trazer mais ideias e realizações para que Encantado seja um exemplo no Brasil”, explicou.
O CEO da Wise, Paulo Renato Ardenghi, ressaltou que o trabalho em Encantado está consolidando um ecossistema de aprendizagem em que a educação integra todos os níveis, do público ao privado, do infantil ao fundamental, médio, técnico e superior. “A educação será o norteador do desenvolvimento da cidade, assim como já vem sendo realizado, e a participação no Pacto concretizará esse objetivo”, destacou.
Projeto Cidade do Futuro
Desde 2021, a Prefeitura Municipal de Encantado concebeu e está implementando um ousado projeto de inovação na educação. Com investimento previsto de 12 milhões de reais, o programa engloba 10 componentes: Escola de professores, reformas e paisagismo de todas escolas, proposta pedagógica inovadora, educação integral, laboratório de dados, plataformas digitais, gestão de pessoas inteligente, educação inclusiva, diretores gestores e transformação digital, que estruturam mais de 50 ações.
Fico feliz em saber que minha cidade está desenvolvendo um projeto tão significativo para a educação das crianças e adolescentes, além de ter se colocado à disposição para iniciar as atividades do Pacto pela Educação. Também me coloco à disposição para auxiliar.