Instituto Lumiar faz parceria com rede pública para aplicar metodologia de ensino inovadora

No Rio Grande do Sul, Porto Alegre já adotou a iniciativa em quatro escolas de Educação Infantil e com a criação de uma escola comunitária 

Desde 2006, o Instituto Lumiar desenvolve parceria em escolas públicas e organização da sociedade civil para compartilhar experiências de educação baseadas na Metodologia Lumiar. A proposta tem como objetivo melhorar a aprendizagem e capacitar os educadores para que tenham ferramentas, além de uma tecnologia social, para a construção de novos saberes e competências. Em Porto Alegre, o Instituto está presente com a Escola Aldeia Lumiar, e em outras quatro escolas de Educação Infantil.

A Aldeia Lumiar foi criada em 2019 por meio de uma parceria público-privada com a Aldeia da Fraternidade, uma organização da sociedade civil com mais de 50 anos de atuação em Porto Alegre, que atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. A parceria conta com o apoio também da Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre e outros parceiros apoiadores. A instituição iniciou suas atividades com 73 estudantes em três grupos de F1, que compreende crianças de 06 a 08 anos. Hoje, a escola atende 221 estudantes do ensino fundamental I e II, divididos em ciclos multietários, sendo F1 crianças de 06 a 08 anos (correspondente ao 1° 2° e 3° anos), F2 crianças de 09 a 11 anos (correspondente ao 4° 5° e 6° anos) e o F3 crianças e adolescentes 12 a 14 anos (correspondente 7° 8° e 9° ano).

O ensino é em período integral, das 8h às 16h, sendo que na parte da tarde ocorrem atividades de contraturno como esportes, oficina de alfabetização, entre outras. Toda a aprendizagem é baseada por projetos, e a cada trimestre o tutor identifica temas de interesse dos estudantes e os conecta com as necessidades de aprendizagem daquele ciclo. Enquanto desenvolvem na prática, por exemplo, o tema “como construir uma bicicleta”, eles aprendem os conteúdos estabelecidos pelo Ministério da Educação, através da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as mais de cem habilidades e competências envolvidas na metodologia da Lumiar. “O estudante tem a chance de trabalhar os conteúdos tradicionais através dos seus interesses e medimos em tempo real o desenvolvimento de habilidades que serão fundamentais para sua vida acadêmica, pessoal e sua carreira no futuro. Uma prova vira uma oportunidade de treinar a gestão de tempo, a aula de educação física um momento para trabalhar empatia, fatores que acompanhamos além da nota na prova ou capacidade atlética”, aponta o CEO da Lumiar, Lucas Mendes.  

Todos os envolvidos no aprendizado, entre, professores, estudantes e família, podem acompanhar e avaliar esse desenvolvimento através da ferramenta Mosaico, desenvolvida pela Lumiar. A plataforma registra as aulas, projetos e oficinas, suas evidências de aprendizagem e feedbacks 360º sobre o desenvolvimento de cada criança nas atividades propostas.

O resultado do trabalho já pode ser percebido para além da comunidade escolar. No ano passado, foram feitas avaliações externas para identificar a evolução dos estudantes da Aldeia Lumiar no desenvolvimento de competências e habilidades. Em parceria com a Beyond Education, 32 estudantes do F3 (de 12 a 14 anos) foram avaliados em 12 competências como Criatividade, Comunicação, Colaboração, Pensamento Crítico, Curiosidade, Resiliência, Ética, Liderança, Metacognição, Mentalidade de crescimento e Mindfullness. Em uma análise comparativa, foi possível identificar que os alunos da Aldeia Lumiar estão no mesmo nível de desenvolvimento das competências, quando comparados aos estudantes das escolas privadas na Lumiar.

A metodologia Lumiar também está presente nas escolas de Educação Infantil de Porto Alegre Ilha da Pintada, Cavalhada, Santo Expedito e Vila Nova. A parceria envolve formação de professores e a licença para utilização da plataforma Mosaico.

Atualmente, a Lumiar é a única instituição latino-americana na lista de iniciativas transformadoras efetivas, de acordo com as classificações da Unesco, da Universidade de Stanford e da Microsoft, além de ser reconhecida pela OCDE como uma das metodologias mais inovadoras do mundo.

Parcerias

Conforme explica a Head do Instituto, Debora Acioly, a instituição pode atuar em diferentes frentes, conforme a necessidade do parceiro, como formação de professores, assessoria e acompanhamento pedagógico e até mesmo consultoria para desenho de propostas personalizadas inspiradas na metodologia Lumiar. A parceria pode ser firmada com secretarias de educação, escolas públicas, comunitárias, organizações da sociedade civil, institutos ou fundações. “O que queremos é qualificar o trabalho pedagógico do ecossistema educacional com foco na melhoria da aprendizagem dos estudantes por meio da formação de educadores, inspirada na metodologia Lumiar. Esse trabalho é feito por meio de práticas contextualizadas, garantindo a autonomia do estudante, para que ele seja protagonista durante o seu processo de ensino aprendizagem, incluindo o acompanhamento do desenvolvimento de suas competências e habilidades”, explica Debora.

Para mais informações entre em contato pelo e-mail instituto@lumiaredu.com ou acesse lumiaredu.com/instituto-lumiar/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *