Encontro teve como objetivo discutir sobre os projetos prioritários para o RS na área da educação
Representantes do Pacto pela Educação reuniram-se com a equipe do Gabinete de Projetos Especiais do Governo do Estado (GPE) na última segunda-feira, 12/03, para discutir sobre educação e projetos que poderão ser realizados em parceria com o poder executivo. Representando o Pacto estiveram presentes os integrantes do Grupo Estratégico, Mônica Timm de Carvalho e Ronald Krummenauer e o coordenador executivo Leandro Duarte Moreira. Pelo Governo do Estado participaram do encontro o secretário-executivo do Gabinete de Projetos Especiais, Clóvis Magalhães e os integrantes da equipe Renata Gonzatti, Kassiano Grafa, Antônio Cargnin e Ângela de Oliveira.
O Gabinete de Projetos Especiais do Governo do Estado foi criado recentemente pelo governador Eduardo Leite, e tem como objetivo supervisionar e coordenar o planejamento, a implementação e a execução dos programas estratégicos do governo do Estado. Dos seis projetos que deverão ser trabalhados, quatro são voltados à educação: Todo Jovem na Escola, Professor do Amanhã, Jovem Aprendiz e Primeira Infância.
Na avaliação de Mônica, o encontro foi positivo pois foi possível identificar sinergia entre as propostas do Governo do Estado e os eixos estratégicos do Pacto. “A exemplo do que ocorreu na Assembleia Legislativa, uma pasta do poder executivo está alinhada e fará todo o esforço e empenho para que o Pacto pela Educação possa ocorrer por todos os atores da sociedade gaúcha”, ressaltou.
Para o secretário-executivo Clóvis Magalhães, os propósitos dos grupos estão alinhados e o primeiro encontro foi importante para apresentar as iniciativas de ambos e oportunizar o diálogo e construção de ações em comum. “O GPE e o Pacto pela Educação têm uma visão estratégica com ênfase na formação do capital humano. Esta sinergia é fundamental e poderemos trabalhar em conjunto para evoluir nos programas com foco no desenvolvimento de pessoas”, disse.
Para o vice-governador do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza, que coordena o GPE, a colaboração entre Governo do Estado, entidades da sociedade civil e iniciativas como o Pacto, são primordiais para que RS avance na pauta da educação. “Nosso objetivo é promover ações, especialmente as conectadas com a pauta prioritária da nossa gestão, que é a educação. E é por meio do diálogo com diferentes entes que poderemos expandir e qualificar os programas que já estão em andamento”, destacou.