Em encontro com o grupo estratégico do movimento, deputado Vilmar Zanchin anunciou que fará parte do Conselho do Pacto pela Educação
Em encontro do grupo estratégico do Pacto pela Educação com o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Vilmar Zanchin, o parlamentar anunciou apoio ao movimento. O deputado Zanchin vai fazer parte do Conselho do Pacto e uma das primeiras ações previstas será uma reunião de cocriação conjunta com representantes da Assembleia. O encontro ocorreu na terça-feira (07/03), na Assembleia Legislativa, e contou com a participação dos integrantes do grupo estratégico Ronald Krummenauer, Mônica Timm de Carvalho, Jorge Audy, Bruno Eizerik e o coordenador executivo, Leandro Duarte Moreira.
A ideia do Pacto pela Educação é trabalhar em um projeto de reorganização da governança na educação junto com o parlamento. O plano prevê a criação de um novo marco legal, assim como o alinhamento dos processos gerenciais e a definição de instâncias de responsabilidade municipal e estadual na educação pública.
Na avaliação de Krummenauer o Rio Grande do Sul vive um momento único de revalorização da educação com iniciativas do setor privado, como o próprio Pacto pela Educação, e do poder público – Legislativo e Executivo, que estão colocando a educação como prioridade em seus planos de governo. “Temos a oportunidade, agora, de consolidar o processo de retomada de educação que ficou para trás, comparado a outros estados brasileiros. A aproximação com a Assembleia Legislativa foi mais um passo em direção a esse caminho”, acredita.
Mônica também destaca a importância de o Legislativo do Estado eleger a educação como prioridade neste ano. “Todos precisávamos muito disso, especialmente após colherem-se os efeitos deletérios de uma pandemia na aprendizagem de crianças e jovens. A sociedade como um todo precisa colocar a Educação como prioridade de Estado e de cada cidadão. Que bom poder contar com a força de nossos representantes do Poder Legislativo”. Ela acredita que a aproximação com a Assembleia será fundamental para a implementação de projetos propostos pelo Pacto pela Educação. “A Assembleia Legislativa é possivelmente o lugar mais plural de representação popular que se tem em nosso Estado. Lideranças de procedências e crenças diversas assumem a incumbência de chegar a alguns consensos e legislar pelo bem comum. O Pacto pela Educação não poderia deixar de contar com essa expressiva força política, capaz de propor as alterações necessárias aos marcos legais que sustentam a Educação em nosso Estado”, complementa.