Projetos sancionados pelo Governo do Estado criam possíveis bases para educação transformadora no RS

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, sancionou, no dia 10 de janeiro de 2024, quatro projetos na área da educação. Os projetos criam possíveis bases para uma educação transformadora, que promova a melhoria sistêmica da qualidade do ensino, a inclusão produtiva dos estudantes e a participação da comunidade escolar na gestão das …

Pacto pela Educação debate cenário de déficit de professores no RS

O evento “Como enfrentar o apagão de professores” foi realizado no Instituto SESI de Formação de Professores, em Porto Alegre O cenário de futuro déficit de professores na Educação Básica, identificado pelo Observatório SESI da Educação, norteou as discussões do Pacto pela Educação. O estudo avaliou os impactos da demanda futura por docentes, que estimou …

Perspectivas sobre a Escola em Tempo Integral: Um Pacto pela Educação de Qualidade

Evento do Pacto pela Educação reúne líderes e especialistas para fortalecer a Educação Integral no estado A busca por uma educação de qualidade e que promova o desenvolvimento pleno dos estudantes é uma preocupação constante de gestores públicos, especialistas em educação, empresários e, é claro, da sociedade como um todo. Nesse contexto, o Pacto pela …

Pacto pela Educação presente na apresentação do novo Marco Legal da Educação do RS

O Pacto pela Educação, movimento colaborativo que reúne representantes da sociedade civil, governo, universidades e empresas, esteve presente na apresentação do novo Marco Legal da Educação do RS, realizada na última quarta-feira (18), no Teatro Dante Barone, em Porto Alegre. O evento contou com a participação do presidente da Assembleia Legislativa do RS, deputado Vilmar …

2º Congresso Popular de Educação para a Cidadania em Porto Alegre: Transformando a Educação pela Colaboração

Nos dias 22, 23 24 de setembro, Porto Alegre testemunhou um evento que se tornará um marco na revolução educacional da cidade! O 2º Congresso Popular de Educação para a Cidadania (2º CPEC) reuniu mais de 500 participantes, representando mais de 50 bairros distintos, abrangendo todas as regiões da nossa querida cidade. Essa incrível diversidade …

Desvendando o Impacto dos Dados na Educação: Lições do Workshop Data Wise

No cenário educacional do século XXI, enfrentamos inúmeros desafios, e um dos mais prementes é compreender como o uso eficaz dos dados pode aprimorar o ensino e a aprendizagem. Recentemente, tivemos o privilégio de participar do Workshop Data Wise, um evento enriquecedor que nos proporcionou insights profundos sobre esse tema crucial. Desenvolvido na renomada Harvard …

Pacto pela Educação promove encontro com referência chilena em educação para fortalecer ensino no RS

A educação é um pilar fundamental para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul. Por isso, o Pacto pela Educação, movimento colaborativo que tem como objetivo tornar a educação a prioridade do RS, promoveu um encontro especial no dia 4 de agosto. O evento contou com a presença de Carolina Andueza, Diretora Executiva da Fundación …

Conselho do Pacto pela Educação

Vice-governador e presidente da AL assumem como conselheiros do Pacto pela Educação

O Pacto pela Educação, movimento colaborativo que tem como objetivo tornar o Rio Grande do Sul referência no ensino nos cenários nacional e internacional, recebeu dois novos conselheiros nesta quarta-feira, 19 de julho. O vice-governador Gabriel Souza e o presidente da Assembleia Legislativa, Vilmar Zanchin, assumiram o cargo em reunião na Unisinos Porto Alegre. Com …

Instituto Sesi de Formação de Professores é inaugurado no Dia da Indústria

Evento foi realizado um ano após anúncio de investimento de R$ 300 milhões em educação no RS. Espaço é dedicado à capacitação e à qualificação de educadores de escolas públicas e privadas A Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), por meio do Serviço Social da Indústria (Sesi-RS), inaugurou em Porto …

Mais de 1400 novos talentos formados em 2022 e 2023: Tecnopuc como vetor de inserção profissional e transformação social

PUCRS, por meio do Tecnopuc, conta com iniciativas que envolveram mais de 3500 jovens nos diversos programas de capacitação oferecidos para atender demandas do mercado de tecnologia da informação na região sul do País  Uma das frentes do Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc) é a formação de novos talentos na área de tecnologia da informação (TI) e fomento ao empreendedorismo. …